EM CURSO

Projecto “Sementes de Esperança”

O Projecto Sementes de Esperança tem como principal objectivo, o acompanhamento de idosos ou dependentes, em situação de isolamento e / ou dependência, residentes na freguesia da Parede, ou a título de excepção, residentes em áreas geográficas limítrofes. Este acompanhamento é realizado por voluntários (sempre que possível, em equipas de dois elementos), com uma periodicidade semanal, através da realização de visitas domiciliárias. A sinalização das situações pode ser realizada através de qualquer entidade ou cidadão que tenha conhecimento da situação em causa, directamente para o CCPP.

sementes de esperança

Projecto “Nós Jogamos e Tu?”

Este é um projecto que visa promover os jogos (consola Wii) sob forma de terapia, direccionado para os u. Sabe-se que o jogo é uma forma criativa e dinâmica de habilitar e reabilitar. Assim, podemos considerá-lo um programa de reabilitação motora, cognitiva, emocional e social, bem como, um programa que visa promover a inter-geracionalidade e a inter-institucionalidade. Em suma, é um projecto de promoção de cidadania, tão necessário nos dias de hoje.

projecto WII

Projecto “Mexa-se Mais II”

Com o aumento da nossa longevidade, aumentam também as alterações motoras ao nível da mobilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio, controlo postural, flexibilidade e força. Um programa de actividade física para os idosos, tende a melhorar o seu estado de saúde, diminuindo e retardando a dependência, ao mesmo tempo que favorece a socialização e a qualidade de vida.

De acordo com a avaliação feita do projecto “Mexa-se Mais”, é notória a necessidade física que os utentes ainda apresentam, sendo uma oportunidade para o aumento da qualidade de vida de cada um dos participantes no projecto. O interesse para a continuação das classes de exercício é também manifestado pela maior parte dos intervenientes, uma vez que são evidentes as melhorias físicas de cada utente.

_LSR1708
FINALIZADOS

Projecto “Psic II – Promover o Social e Incutir Competências”

Promover a melhoria da qualidade do trabalho das ajudantes de acção-direta, através de:

 Avaliação as AAD´s em contexto domiciliário

 Preenchimento do questionário de satisfação pelos utentes

 Formação temática

 Apresentação de trabalho sobre as competências adquiridas

PSICII

Projecto “Circula-te”

O Projecto “Circula-te” consiste na estimulação física e treino de competências na realização das Actividades da Vida Diária, nos utentes de Centro de Dia e Centro de Convívio, individualmente ou em grupo, com recurso a exercícios adaptados ao seu grau de dependência.

Projecto Circula-te

Projecto “Avós com Arte”

Promover a Cidadania Ativa, dos utentes de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, numa perspectiva intergeracional e de rentabilização de capital humano, na relação com as famílias/ indivíduos em situação de vulnerabilidade social e económica.

IMG_20160105_144207

Projecto “Cuidar-te”

No âmbito da Plataforma para a Qualificação dos Centros de dia do Concelho de Cascais, o Projecto “Cuidar-te” foi concebido a pensar nos cuidadores informais dos utentes de Centro de Dia, tendo como principal objectivo potenciar a criação de novas estratégias de apoio à tarefa diária de cuidar. Deste modo, a grande aposta do projecto foi o desenvolvimento de acções de formação em áreas identificadas como sendo mais problemáticas, e na posterior esquematização das competências adquiridas num Manual de Apoio ao Cuidador Informal.

Projecto Cuidar-te Presentation

Projecto “Consolidários”

O Projecto “Consolidários” permitiu o desenvolvimento de sessões de formação, numa perspectiva holística, envolvendo os cuidadores formais do CCPP e os utentes de Centro de Dia e Centro de Convívio. Os conteúdos das sessões foram implementados e avaliados nas práticas quotidianas das ajudantes de acção-directa e tinham como base os seguintes temas: relações interpessoais, resolução de conflitos, comunicação, motivação, liderança e código de ética e deontologia.

PSICII