ASSIM COMEÇOU O CENTRO COMUNITÁRIO DA PAREDE

 

A Paróquia da Parede foi criada oficialmente em 1 de Novembro de 1956. Antes, a 7 de Fevereiro, tinha tomado posse o seu primeiro Pároco, Padre José Baptista da Silva. A nova paróquia coroava a acção duma comunidade que já tinha construído a Igreja e era ativa no campo sócio caritativo. o jovem e dinâmico pároco veio estimulá-la. As Conferências de S. Vicente de Paulo realizavam uma acção de proximidade junto dos mais pobres, dando resposta às necessidades imediatas e dinamizaram a construção de algumas habitações para famílias mais pobres, o Património dos Pobres. Sentia-se o impulso para fazer mais: Surgiram assim as Colónias de Férias e os convívios de idosos, nas instalações da Paróquia.

A criação do Centro Comunitário de Carcavelos pelo P. Aleixo Cordeiro que, ao tempo, residia com o P. José Baptista da Silva, estimulou o germinar da Ideia de fazer semelhante na Parede. Rodeou-se de alguns colaboradores que o ajudaram a iniciar as diligências e apoios para iniciar o projecto de Centro Comunitário da Parede. Elaborados e aprovados os Estatutos e a primeira Direcção, contratou-se uma Assistente Social que iniciou o trabalho em Abril de 1987, nas instalações da Paróquia. Começou-se por um Centro de Convívio e Centro de Dia para idosos e um ATL para crianças. Fizeram-se os respectivos acordos com a Segurança Social e com o seu apoio começou a construir-se o actual edifício, adaptando um projecto que já estava elaborado para os serviços da Paróquia. O financiamento para construção foi obtido pela mobilização da comunidade com o apoio da Segurança Social e da Câmara Municipal de Cascais.

Quando foram inauguradas as instalações do Centro, as atividades mencionadas estavam em pleno desenvolvimento.

Estando numa terra de hospitais dois dos quais geridos por religiosas, havia uma tradição de Voluntariado. O Pároco conseguir o apoio de uma paroquiana com experiência de organização do voluntariado a D. Geninha Veloso. Foi ela que reuniu o primeiro grupo de voluntários o estruturou e estimulou a sua formação. Desde então este sector constitui um dos pilares do Centro. Atualmente os voluntários colaboram nos mais diversos serviços do Centro Comunitário e são uma ajuda preciosa e insubstituível.


pdf_icon

RELATÓRIO E CONTAS 2015

pdf_icon

ESTATUTOS