COVID19: NA LINHA DA FRENTE COM O CENTRO COMUNITÁRIO DA PARÓQUIA DA PAREDE

Um artigo da Rede Social de Cascais

Partilhamos consigo a entrevista da nossa directora técnica, Dr.ª Alexandra Colaço, à Rede Social de Cascais, sobre a intervenção do Centro em tempo de pandemia. São destacados alguns exemplos de ações que temos desenvolvido, com impacto na vida dos utentes que acompanhamos e na comunidade em geral.

Ler na Íntegra: AQUI

UMA EQUIPA EM ACÇÃO

Com a implementação do Plano de Contingência COVID 19, em Março, continuámos no terreno cumprindo as normas de segurança. O nosso serviço de apoio domiciliário esteve sempre a funcionar em pleno, dando suporte aos utentes de centro de dia e centro de convívio, nas suas casas. A Acção Social e Equipa de Rendimento Social de Inserção continuam o atendimento às famílias acompanhadas pelo Centro. Vivemos um tempo de fragilidade, mas acreditamos no poder da solidariedade.

INTERVENÇÃO MULTIDISCIPLINAR COM OS UTENTES DE SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO, CENTRO DE DIA E CENTRO DE CONVÍVIO

Durante este período de permanência dos utentes da área sénior no domicílio, a nossa equipa multidisciplinar constituída por: assistente social, fisioterapeuta, psicólogo e animadora social, têm desenvolvido esforços para que se mantenham ativos física e cognitivamente, e acompanhados do ponto de vista social. Na impossibilidade, em alguns casos, do acompanhamento presencial, surgiu a necessidade de reinventarmos a nossa intervenção e criar condições para a existência de sessões de fisioterapia, psicologia e animação social, em videochamada. Para isto, contamos com a preciosa ajuda dos cuidadores informais ou familiares dos utentes, que dão algum suporte no domicílio.

JORNAL DA QUARENTENA

Durante o confinamento, temos estabelecido pontes entre o Centro e o domicílio dos utentes, com o Jornal da Quarentena. Este é um espaço de partilha de ideias, exercícios, sugestões de leitura. Já estamos na 9ª edição!

Veja aqui.

AUMENTO DO Nº DE FAMÍLIAS APOIADAS

Num tempo de grande fragilidade social e económica, provocada pelo Covid-19, aumentámos a nossa capacidade de resposta para mais 50 famílias. Reforçamos, por isso, a importância dos donativos em géneros alimentares ou apoio económico destinado a estas famílias.

VOLUNTARIADO EM DESTAQUE

Batas de Protecção Individual – Sílvia de Oliveira

180 Batas de protecção individual entregues para utilização da equipa do centro. Com este material, a equipa de ajudantes de ação-directa pode desenvolver o seu trabalho em segurança, com idosos que acompanhamos. Agradecemos todo a dedicação da Sílvia a esta causa. Foi incansável, OBRIGADO!

AGRADECIMENTO VOLUNTARIADO

Agradecemos a todos os voluntários que continuam no terreno a complementar a intervenção da equipa do Centro Comunitário da Paróquia da Parede, junto da comunidade. Registamos, com muita gratidão, todo o empenho e disponibilidade que dedicam à nossa causa.

FORMAÇÃO ACT – AGIR, CO-CRIAR, TRANSFORMAR

Estamos a participar na formação ACT – Agir, Co-criar e Transformar, dinamizada pela Fundação Manuel Violante, e que aborda temas como: liderança, recursos humanos, comunicação, finanças, estratégia, plano de contingência, enquadramento legal, entre outros. Após a frequência destes módulos será desenvolvido trabalho no terreno, com supervisão do nosso mentor Pedro Tamagnini.

REABERTURA DA RESPOSTA SOCIAL CENTRO DE DIA

Estão, neste momento, a ser aplicados Questionários de Interesse dos Utentes/Cuidadores Informais, para avaliar o regresso ao Centro de Dia. Estamos a reorganizar o Plano de Contingência, os nossos serviços e a adaptar as instalações, para que este regresso possa acontecer em segurança. Aguardamos, ainda, a visita de alguns organismos (ex.: autoridade de saúde pública, segurança social, entre outros), para darem o seu parecer relativamente à reabertura.